quarta-feira, 21 de abril de 2010

Carta de uma munícipe ao Sr Presidente da Câmara Municipal de Oeiras


Carta de uma munícipe ao Sr Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

"Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

Dr. Isaltino Morais

É lamentável que no comunicado de V.Exª de Março de 2010, venha informar os seus munícipes do fim da recolha porta-a-porta dos resíduos sólidos recicláveis.

Quem se habituou como eu a fazer reciclagem, ao longo de todos estes anos, comprando sempre os sacos azuis, dividindo o papel e cartão, do restante lixo plástico e latas, tendo adquirido para o efeito um contentor de lixo para cada um dos tipos de lixo, (papelão, vidrão, plástico) é muito difícil voltar atrás.

É uma "imundice" o que se vê junto aos ecopontos nas ruas do nosso concelho.

Infelizmente, não tenho agora outra solução senão, fazer o mesmo, e deixar os meus sacos azuis cheios de papel e lixo reciclável junto aos ecopontos, mas garanto-lhe Senhor Presidente, que me custa bastante fazê-lo, pois se eu vivesse na casa da frente ou ao lado destes ecopontos, não gostaria de estar sempre a ver esta imagem de "lixo, sujidade, desleixo, mau cheiro e imundice".

Não tenho a certeza, mas julgo que é ás 3ªs de manhã, que passa a camioneta dos reciclados na minha Rua , o que significa, que durante o fim-de-semana, quando as pessoas têm mais tempo, os ecopontos fiquem atolados de lixo reciclável, ainda por cima, junto a uma paragem de autocarro.

Os oleões, fazem imensa falta, pois quando quero deitar o óleo fora, tenho sempre que o levar de carro até à Rua (...), que é o mais próximo de minha casa.

Quanto aos “pilhões” são quase invisíveis, sendo as pessoas obrigadas a deixar as pilhas em sacos plásticos pendurados nos ecopontos.

Outra coisa que falta no nosso concelho, são caixotes de lixo pequenos. Tenho dois cães, e quando os vou passear ao fim de semana, ou tenho a sorte que eles façam as suas necessidades até ao fim da Rua (...) , ou a minha filha e o meu marido passeiam os cães, e eu passeio os sacos "com os presentes" até chegar (...)(ao caixote do lixo mais próximo).

Bem sei que a meio do caminho existem imensos caixotes do lixo dos vizinhos, mas também não gostaria que deixassem os “presentes” dos outros cães no meu caixote do lixo.

Tinha ORGULHO em dizer que o meu concelho, tinha um sistema de recolha de lixo e recicláveis absolutamente impecável, pois via que por todas as ruas por onde passava, lá estavam os sacos azuis à noite para serem recolhidos, toda a gente estava habituada a deixar os seus recicláveis no passeio, a recolha fazia-se durante a noite, e não de manhã como se faz agora, o que não é agradável de ver e cheirar, quando se está atrás da camioneta.

Como V.Exª refere no seu comunicado: “Em 1997, este tipo de recolha selectiva foi alargado a todo o concelho com uma recolha semanal e, em 2000, passou a duas recolhas, semanais, o que levou à atribuição do galardão PLASTVAL atribuído pela Sociedade Ponto Verde ao Município de Oeiras, pelo facto desta ser a autarquia que maior quantidade de plástico por habitante enviava para reciclagem. Esta contínua política de promoção, da recolha selectiva e posterior valorização valeu ao Município, entre 2001 e 2003, o Prémio Cidades Limpas e, em 2005 e 2006, o galardão ECO XXI, atribuído pela ABAE.”

Lamento muito Senhor Presidente, que com a decisão que V. Exª tomou, o nosso concelho tenha “andado” décadas para trás no que se refere à recolha de reciclados.

Com os melhores cumprimentos,

De V. Exª

Atentamente,

Teresa Castelo-Branco"

(moradas e outras referências à morada da munícipe foram retiradas do texto para poder ser publicado)

Sem comentários:

Enviar um comentário