sábado, 20 de março de 2010

Derrocada - páteo da colina


Algés


A colina veio por aí abaixo…


Nos últimos anos a Câmara tem permitido a construção de urbanizações em Algés, na base da colina cujo topo fica situado em Linda-a-Velha.

Detectámos quatro locais, em que as terras deslizaram: dois na rua da Eira, um na rua dr. Augusto José da Cunha e outro no Páteo da Colina.

A situação mais grave é a do Páteo. A terra deslizou, foi direita aos prédios e chegou à altura do segundo andar, tendo-se depositado nas coberturas da garagem.

Os condóminos já se queixavam, há dois anos, de infiltrações no piso inferior da garagem. As reclamações foram dirigidas à Junta de Freguesia de Algés que, na ocasião, as encaminhou para a Câmara de Oeiras. Durante todo este tempo a Câmara não quis saber do assunto.

Desta vez e, dada a gravidade da situação, a Câmara apareceu e tomou medidas de segurança. Vedou os locais mais perigosos, colocou tirantes para suster a terra e escorou a garagem. Entretanto o empreiteiro está a retirar toneladas de terra.

Mas porque é que isto aconteceu?

- A Câmara aprovou o projecto para a zona mais baixa da colina sem se preocupar se as terras deslizariam nem sem saber se o percurso habitual da água ficaria tapado.

- A fiscalização camarária “não viu” que as terras retiradas pelo empreiteiro da zona baixa foram colocadas no alto da colina. A água ficou impedida de circular pelo caminho habitual. É uma consequência da falta da carta de risco de inundações, a qual permitiria saber onde há água e por onde circula.

- A Câmara emitiu, há dois anos, a licença de utilização sem a garantia de que os terrenos estariam estabilizados.

Pretende o Bloco de Esquerda respostas para as seguintes questões:

1ª) A Câmara vai proceder a uma vistoria para averiguar se a estrutura dos edifícios ficou danificada?

2ª) Onde está o parque urbano que ficou contemplado no projecto?

3ª) A Câmara autoriza a venda da fábrica de cerâmica que está em ruínas?


O eleito do Bloco de Esquerda


............................................






..................................
Bloco de Esquerda Oeiras
Rua Artur Brandão, nº13 – Oeiras
www.bloco-oeiras.blogspot.com
bloco.oeiras@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário